No próximo sábado, dia 8 de Julho, às 10h, a Aldeia de Montanha de Alvoco da Serra, no concelho de Seia desafia os visitantes a marcar encontro na eira comunitária de forma a participar na tradicional malha do centeio, recordando assim as tradições dos seus antepassados.

Esta é uma iniciativa da Liga dos Amigos da Freguesia de Alvoco da Serra, em parceria com a Sociedade Recreativa e a Junta de Freguesia e resulta deste ano ter sido muito produtivo para o cultivo do centeio. Procura promover a malha do centeio com o tradicional mangual, desafiando assim os visitantes para uma experiência que os vai colocar em contacto com a autenticidade e a genuinidade desta singular Aldeia de Montanha.

A actividade tem como propósito levar a esta aldeia novos visitantes, desfrutar da beleza da natureza e experimentar a cultura local, assim como sensibilizar para a importância dos modos de produção tradicionais, quer para o reforço da identidade das Aldeias quer enquanto veículo para o desenvolvimento e promoção territorial.

Para a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, esta é também uma forma de proporcionar experiências turísticas de impacto, contando com o envolvimento das comunidades locais que continuam activas na preservação das memórias e dos costumes das Aldeias de Montanha.

Os participantes podem ainda contar com a animação e degustação dos mais tradicionais sabores serranos, uma vez que na programação está incluído o almoço e as merendas da manhã e da tarde.

Esta é uma actividade, organizada pelas colectividades da Aldeia, que integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.  

Artigo anteriorCall aberta para a criação de um jogo sobre o Património Cultural Subaquático
Próximo artigoObras de Reabilitação na Linha da Beira Baixa