A Associação de Colecionismo de Castelo Branco, realizou no passado dia 08 de junho de 2023, o I Encontro Nacional de Colecionadores na Cidade de Castelo Branco, no qual participaram 125 Colecionadores oriundos de várias localidades do País.

A organização composta por elementos da Associação, teve a colaboração de Joaquim Belo de Matos e sua esposa, Florbela Matos, possuidores de vasta experiência na área, em virtude da sua participação em vários encontros de nível nacional, tendo proporcionado um encontro de qualidade a todos os participantes e visitantes – e já se vislumbra a repetição de novo encontro (já em preparação) em Castelo Branco, com a pretensão da criação de um evento de referência a nível nacional na área do colecionismo.

Foram lançadas três coleções de pacotes de açúcar com imagens alusivas à cidade de Castelo Branco, realizadas por artistas locais, nomeadamente, António Cavaco, Carlos Matos e João Robalo, que estiveram presentes na inauguração do encontro e na primeira apresentação destas obras de arte apensas aos pacotes.

O Espaço do Mercado Municipal de Castelo Branco teve uma forte dinamização no passado sábado, onde os coleccionadores puderam trocar/comprar/vender diversos objectos coleccionáveis, permitindo enriquecer o seu acervo coleccionista.

As expectativas do I Encontro de Colecionadores da Cidade de Castelo Branco, foram superadas em número de participantes, tendo atraído muitos visitantes durante o dia, tendo sido também dinamizado um espaço público onde os comerciantes permanentes do mercado municipal, efectuaram algumas receitas extra com a venda de produtos regionais.

Foi proporcionado aos participantes uma visita ao Museu Cargaleiro e ao Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco. De referir ainda, que muitos dos colecionadores chegaram à nossa cidade nos dias anteriores ao evento (6 e 7 de Julho) e que assim aproveitaram para conhecer a gastronomia local e para visitar os Museus e Monumentos da cidade de Castelo Branco.

Artigo anteriorWorkshop participativo sobre territórios de fronteira na Guarda
Próximo artigoPlano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Referencial de Verão 2023 da DGS apresentado em Montargil