Apoiado pelo programa da UE, Europa Criativa, o projecto CREAMARE, que envolve, por exemplo, arqueólogos marinhos, cientistas oceânicos e especialistas da indústria criativa, pretende criar uma estrutura de colaboração transnacional e intersectorial na qual as organizações culturais, órgãos científicos e de pesquisa, profissionais criativos e especialistas em tecnologia co-produzem aplicações/jogos e conteúdos de media com o intuito de comunicar, divulgar e promover o Património Cultural Subaquático.

Simultaneamente, o projecto, que engloba instituições de Itália, Grécia, Croácia, Hungria e Espanha e que decorre até 31 de Maio de 2025, procura aumentar a conscientização sobre os problemas sociais relevantes, como a poluição e outras ameaças ambientais que afectam os oceanos. 

Deste modo, decorre neste momento uma call para a criação de um jogo sobre o Património Cultural Subaquático, com a convocatória à procura de dois artistas 3D, de três designers Unity e um designer de som. 

«O jogo permitirá aos jogadores explorar modelos digitais 3D altamente realistas de oito locais culturais subaquáticos. Os jogadores visitarão esses locais com o intuito de resolverem enigmas e enfrentarem desafios relacionados ao património cultural e ameaças ambientais, como derramamentos de óleo e redes que prejudicam a vida marinha. A história do jogo passar-se-á num futuro distópico, onde os cientistas, enquanto procuravam combater a poluição marinha, acabaram por criar inadvertidamente uma criatura mutante que agora ameaça o fundo do mar e os seus tesouros escondidos. Para protegerem o Património Cultural Subaquático, os jogadores terão de combater a fonte de poluição através da resolução de alguns problemas ecológicos, ao mesmo tempo que devem trazer artefactos históricos para os seus locais de origem. Os candidatos seleccionados receberão o storyboard detalhado após a assinatura de um acordo de co-operação?», refere o site da call.

De referir que os seis eleitos terão de participar obrigatoriamente de uma residência artística de uma semana em Cosenza, Itália, durante as primeiras semanas de Outubro. 

Mas há outros requsitos a cumprir para ser um dos seis candidatos escolhidos, informação que pode ser conhecida através desta ligação.

Entretanto, refira-se que amanhã, 6 de Julho, os organizadores vão organizar um Open House on-line entre às 14h00 e 15h30, hora de Portugal continental, com o objectivo dos interessados falarem com a equipa do projecto e tirarem as eventuais dúvidas. A iniciativa é gratuita, mas com inscrição obrigatória (aqui).

Artigo anteriorMário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa visita espaço Cooperativa Cowork das Aldeias de Montanha
Próximo artigoAldeia de Montanha de Alvoco da Serra desafia visitantes a participar na tradicional malha do centeio