Em aproximadamente 1 ano e 8 meses, desde a abertura dos espaços em outubro de 2021, cerca de 400 pessoas utilizaram os três coworks das Aldeias de Montanha de Alvoco das Várzeas, Lapa dos Dinheiros e Videmonte. Um espaço que pretende atrair nómadas digitais e posicionar as Aldeias de Montanha num patamar de referência para quem quer ter experiência de trabalho de impacto em comunhão com a natureza as comunidades locais e a sua cultura.

No passado dia 23 de Junho, a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha recebeu nas instalações do espaço Cooperativa Cowork @ Aldeias de Montanha da Lapa dos Dinheiros, a visita de Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa.

A visita às instalações da primeira Rede de Coworking em Espaço Rural em Portugal, teve como objectivo conhecer os projectos em curso no território das Aldeias de Montanha, e percepcionar como podem trazer impacto à competitividade e á sustentabilidade das comunidades rurais, por via da inovação e da adopção de tecnologias digitais.

Na apresentação das várias iniciativas da rede, o Presidente da Direção da ADIRAM, José Francisco Rolo, reforçou a importância dos espaços de coworking na atracção de nómadas digitais ao território. Referiu assim que “os Coworks das Aldeias de Montanha não são espaços comuns, são espaços com identidade em total harmonia com a identidade do território e das aldeias. Todas as peças de mobiliário e decoração foram produzidas localmente seguindo os princípios do design e envolvendo os artesãos e as pequenas microempresas da região. Ou seja, todas as peças contam uma história e muito em breve também poderão ser compradas no site da Rede de Cowork, activando assim um ecossistema empresarial e artesanal, gerando e criando riqueza e emprego”.

Referiu também que “são várias as comunidades de nómadas digitais em Portugal, mas com prevalência no litoral, mas são poucas as que se estabelecem no interior e este projeto tem como propósito acelerar a mudança de paradigma. Queremos posicionar as Aldeias de Montanha num patamar de referência para quem quer ter experiência de trabalho de impacto em comunhão com a natureza as comunidades locais e a sua cultura”.

Nesta sessão foram também apresentados alguns dados estatísticos sobre a ocupação dos espaços e que evidenciam que é possível trabalhar para o mundo a partir de uma Aldeia de Montanha. Em aproximadamente 1 ano e 8 meses, desde a abertura dos espaços em Outubro de 2021, utilizaram os três coworks das Aldeias de Montanha de Alvoco das Várzeas, Lapa dos Dinheiros e Videmonte, 400 pessoas. A ambição deste projeto é que estes números cresçam. Um projecto, que ainda está numa fase de experimentação, tem subjacente o conceito de inovação aberta, incentivando a colaboração dos utilizadores, das comunidades e outras pessoas de fora da organização para afinarmos ainda mais o nosso conceito. Se para outras entidades isto ainda pode ser um tabu, a ADIRAM acredita que é o feedback dos utilizadores e das comunidades que permite melhorar, ainda mais num mundo hiper conectado, onde a comunicação é fácil e intuitiva.

“Acreditamos que as oportunidades dos territórios do interior de Portugal são enormes, e o Lugar é uma ferramenta para responder aos desafios das Aldeias de Montanha relacionados com a desertificação populacional. Dando vida, de forma sustentável, a projetos inovadores e transformadores para as Aldeias”, referiu José Francisco Rolo.

Artigo anteriorAbertas, até dia 6 de setembro, as candidaturas à Mostra Nacional de Jovens Criadores
Próximo artigoCall aberta para a criação de um jogo sobre o Património Cultural Subaquático