O BEYRA Laboratório Artístico é um projecto musical que foi recentemente criado na Beira Interior e que visa a dinamização de uma região geográfica e historicamente distante dos grandes centros culturais e musicais do país.

No prosseguimento do seu plano de actividades, o BEYRA Laboratório Artístico irá ter uma semana bastante movimentada na cidade do Fundão, com a realização dos ensaios do Ensemble Orquestral da Beira Interior entre os dias 27 de Junho e 2 de Julho, na Academia de Música e Dança do Fundão. As actividades culminam com o concerto de estreia do Ensemble Orquestral da Beira Interior no dia 2 de Julho (18h00) na Igreja Matriz do Fundão

Este é um projecto sonhado há muito tempo e (agora) materializado pelo seu mentor e director artístico, o reputado violoncelista Filipe Quaresma, oriundo da Covilhã, que conciliará este novo desafio com a sua intensa carreira a solo e de música de câmara assim como com a actividade de professor na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – Porto), entre outros projectos nacionais e internacionais de relevo. A par de Filipe Quaresma, o BEYRA tem a direcção musical a cargo de Bruno Borralhinho e a direcção executiva a cargo de Vanessa Pires.

Este projecto terá um impacto perene na comunidade onde se insere, pautando-se pelo rigor e exigência musical enquanto fomenta o bem-estar artístico e profissional, oferecendo novas oportunidades para jovens artistas emergentes a nível regional e nacional através da criação do Ensemble Orquestral da Beira Interior.

O BEYRA Laboratório artístico terá também actividades destinadas exclusivamente a alunos de música, entre os 10 e os 18 anos, que frequentam as escolas de ensino artístico da Beira Interior e que poderão ter a experiência de tocar lado a lado com os músicos do ensemble numa partilha de experiências musicais e humanas muito enriquecedora.

Para além do desenvolvimento musical e artístico, os jovens músicos (das duas faixas etárias: 10-18 anos e 18-27 anos) terão também momentos de mentoria e gestão de carreira artística para o desenvolvimento de soft skills absolutamente essenciais para singrar na vida profissional artística.

Irá realizar-se um segundo encontro ainda este ano, entre 24 e 28 de Outubro, na Covilhã. Neste segundo momento realizar-se-á a estreia de uma obra para violoncelo e ensemble da autoria de Carlos Azevedo (encomenda da Artway) e prevê-se o lançamento de um disco no mês de Dezembro.

A Alcance Magazine Digital é, desde a primeira hora, parceira de informação deste projecto inovador e com relevo cultural para a Beira Interior.

 

Artigo anteriorONU celebra 50 anos da lei do cinto de segurança nas estradas
Próximo artigoFestival Internacional “Cidade do Fundão” realiza-se entre 3 a 9 de Julho