Em Portugal a Lei entrou em vigor apenas em 1978

Estima-se que o uso obrigatório deste acessório já salvou milhões de vidas, assim como a utilização de capacetes em bicicletas e motocicletas. Actualmente, são 105 os países que possuem legislações sobre este tema que é muito importante.
A utilização do cinto de segurança no trânsito ajudou a reduzir o número de ferimentos fatais entre 45% a 50% nos condutores dos veículos e nos passageiros que se sentam nos lugares da frente.  Em relação aos passageiros dos lugares traseiros, o risco de morte e de ferimentos graves ficou reduzido a 25% apenas pela correcta utilização do cinto de segurança.

Um dispositivo indispensável 

Todos os anos, cerca de 1,35 milhões de pessoas perdem a suavida nas estradas. 

Os dados são da Organização Mundial da Saúde, OMS, que comemora, este ano, os 50 anos da lei da obrigatoriedade do cinto de segurança.

As especificações técnicas e a instalação têm origem na Regulação nº16 da ONU, que entrou em vigor em 1970. A partir dessa data, o número de países que adoptaram a lei de obrigatoriedade do cinto no trânsito foi aumentando progressivamente.

Desde então, milhões de vidas foram salvas pelo uso correcto do cinto de segurança e 105 países possuem legislação sobre tão importante, tal como informa o Relatório Global sobre o Status da Segurança nas Estradas. 

A Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa, a UNECE, afirma que o cinto de segurança continua a ser o melhor dispositivo existente num veículo automóvel para proteger a vida dos passageiros. 

© Unsplash Os cintos de segurança salvaram milhões de vidas em todo o mundo nos últimos 50 anos

Grécia teve redução de 63% em mortes 

Nas últimas décadas, as regulações no sector e a procura dos consumidores levaram a um aumento de carros mais seguros, o que levou invariavelmente, a um menor número de mortes no trânsito a nível mundial.

O número de acidentes fatais caiu para os 15% entre 2010 e 2019.  

Em países como a Grécia, a redução foi de 63% nesse período.

Reduzir, pelo menos, até metade das mortes no trânsito até ao ano de 2030 pé a meta 6 do Objectivo 3 do programa Desenvolvimento Sustentável sobre Saúde e Bem-Estar da ONU. 

Na lista de países que apresentaram uma redução de mais de 30% no número de mortes encontram-se, por exemplo: a Argentina, Austrália, Portugal, Espanha ou a Suécia. 

Todos os cintos de segurança que irão equipar um veículo automóvel têm de passar por testes muito rigorosos para posterior aprovação.

Apesar da Regulação nº16 da ONU, ter sido aprovada no dia 1 de dezembro de 1970, Portugal aderiu à mesma apenas em 1978.

Texto: Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine
Fotografias: Anefo/Unsplash

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