O BEYRA Laboratório Artístico é um projeto recentemente criado pela ARTWAY que conta com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Com direção artística do violoncelista Filipe Quaresma, direção musical do violoncelista e maestro Bruno Borralhinho e direção executiva de Vanessa Pires, o BEYRA Laboratório Artístico está sediado na Beira Interior, na cidade do Fundão e tem abrangência nacional e internacional.

Em 2023 o Beyra dará início a duas atividades: a criação do Ensemble Orquestral da Beira Interior, preenchido por jovens músicos entre os 18 e os 27 anos, e um laboratório musical para alunos de música entre os 10 e os 18 anos a frequentarem as escolas de ensino artístico da Beira Interior.

Para que tais objectivos sejam possíveis, serão escolhidos 5 alunos de cada escola, segundo os critérios que estas acharem mais adequados, a integrarem, durante um ensaio, o Ensemble Orquestral da Beira Interior para, assim, poderem ter a experiência de tocar ao lado de músicos mais velhos e experimentados. Para além desses 5 alunos, serão convidados, adicionalmente, mais 10 alunos (num total de 15 alunos no máximo por escola, por encontro) a participar em espaços de reflexão e de partilha de ideias artísticas em formato de workshops de mentoria, sobre várias temáticas, orientados por Filipe Quaresma, Bruno Borralhinho e Vanessa Pires onde serão motivados a imaginar o seu futuro no mundo da música clássica (e não só) em Portugal.

As datas dos dois encontros do Ensemble Orquestra da Beira Interior (sujeitas ainda a pequenos ajustes) estã agendadas para:

1º encontro

Entre 28 de Junho e 2 de Julho de 2023

Programa: 9ª sinfonia de Mahler (arr. K. Simon)

2º encontro

Entre 24 e 28 de Outubro 2023

Programa: Estreia de uma obra para violoncelo e ensemble de Carlos Azevedo e obras de Hindemith (a definir)

A inscrição dos alunos, assim como o pedido de mais informações pode ser feito por email ou por telefone: vanessapires@artway.pt / 914377144 (Vanessa Pires)

Artigo anteriorCandidatura à Iniciativa “Bairros Comerciais Digitais
Próximo artigoNúcleo de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco promove Webinar sobre segurança no Bloco Operatório