Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, vai atravessar Portugal Continental durante o dia de hoje. Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, nomeadamente nas Regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

A Direcção-Geral da Saúde (𝐃𝐆𝐒) recomenda que as crianças, os idosos, pessoas com problemas respiratórios crónicos e doentes cardiovasculares permaneçam em casa sempre que possível devido à concentração de poeiras no ar provenientes do Norte de África. Esta situação está a ocorrer desde ontem e prevê-se que durante o dia de amanhã o estado do ar deverá começar a regressar ao normal.

Este ar poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, como as crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.

A população em geral deve evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

As crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma, e doentes do foro cardiovascular, além de cumprirem as recomendações para a população em geral devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas, devido à sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno.

Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso e, em caso de agravamento de sintomas, devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde. Mais informações sobre este tema estão disponíveis através do site da DGS.

Fotografia: Centro Hospitalar do Médio Tejo

Artigo anteriorJosé Jorge Letria vence III Edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco
Próximo artigoAssociação de Informática de Castelo Branco presente na Maker Faire de Lisboa