A Associação de Informática de Castelo Branco (AICB), vai estar preesente, mais uma vez, na Maker Faire de Lisboa,

A Maker Faire Lisboa estará de volta a 24 e 25 de Fevereiro de 2023, no seu formato mais tradicional (Show & Tell e presencial), no Hub Criativo do Beato. Serão dois dias que servirão para poder conhecer todos os Makers, Cientistas, Inventores, Designers e outros entusiastas do “meter as mãos na massa e partilhar como se faz” que farão parte do evento.

A ligação do AICB já é antiga, com a organização de encontros “Maker” mensais no Cybercentro de Castelo Branco e com a organização de uma “Mini Maker Faire” em 2017, ajustada à realidade albicastrense, com a devida autorização da Maker Faire de Lisboa.

O que é a cultura “Maker”?

Se é adepto de meter as mão na massa e encontrar soluções criativas para os seus problemas, sem dúvidas, está muito mais próximo da cultura maker do que imagina.

Já parou para pensar em como a tecnologia facilitou encontrar soluções práticas (e a baixos custos) para as nossas necessidades diárias? Se antes dependíamos de produtos e serviços existentes no mercado para resolver os nossos problemas, hoje é possível que produza aquilo que precisa, com um ou dois cliques.

Vivemos numa época em que a inovação, a sustentabilidade e a partilha de ideias se tornaram palavras de ordem. Muitas pessoas têm encontrado formas de conceber as suas ideias de maneira personalizada, fugindo da escala industrial que persistiu por décadas na cadeia de produção. Na cultura Maker, não importa a idade de quem a pratica. A curiosidade está associada à capacidade e ao potencial de fazer, sobretudo, com o apoio dos recursos digitais.

Artigo anteriorAlerta para as Poeiras em Suspensão
Próximo artigoTerras de Oiro presente na Lisbon Food Affair