Foram anunciados ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco – curiosamente coincidindo com o 87º aniversário do poeta António Salvado, que dá o nome a tão prestigiado prémio – os vencedores da III Edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado- cidade de Castelo Branco, prestigiado prémio bienal promovido pela Junta de Freguesia de Castelo Branco com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

José Jorge Letria (fotografia Portal da Literatura)

O grande vencedor em língua portuguesa foi o reconhecido poeta, escritor e jornalista, José Jorge Letria, autor de vasta obra em vários domínios, e que vence em Castelo Branco com o poemário “Aviões com nomes de poetas”.

Ramón García Mateos (Fotografia Revista Cambrils)

Por outro lado, o grande vencedor em língua castelhana foi o espanhol Ramón García Mateos, poeta com vasta obra publicada em Espanha e, também, Professor Universitário de Literatura, com o poemário “Retratos y Figuraciones”.

José Jorge Letria e Román García Mateos que venceram a III edição (2023) deste prestigiado prémio sucedem a Maria João Pessoa (2019) e Fernando Fitas (2021) – Língua Portuguesa e a Gerardo Rodríguez (2019) e a Ernesto Román Orozco (2021) em Língua Castelhana.

O júri do prémio foi, uma vez mais, presidido pelo prestigiado poeta e professor hispano-peruano Alfredo Pérez Alencart, da Universidade de Salamanca, e foi acompanhado nesta honrosa e sempre aliciante tarefa por Leocádia Regalo, Paulo Samuel, António dos Santos Pereira, Manuel Nunes, Maria de Lurdes Barata e por Victor Oliveira Mateus.

Cada vencedor terá direito a um prémio monetário no valor de 2500€ e à publicação dos seus poemários em livro.

Os prémios serão entregues em Julho, no decurso do III Festival Roiz, em data a anunciar.

Artigo anteriorFeira de Coleccionismo de Castelo Branco comemora o seu 21º anversário
Próximo artigoAlerta para as Poeiras em Suspensão