Decorreu em Manteigas, no passado dia 17 de junho, integrada na festa do pastor, a cerimónia de entrega dos Prémio Lãnd Design Award 2023. Estes prémios têm como mecenas o Crédito Agrícola que premiou projectos de design que utilizaram a lã como matéria-prima principal, incorporando nas suas propostas princípios de sustentabilidade ambiental, social e económica.
O Lãnd Design Award 2023 que teve como mecenas o Crédito Agrícola, foi uma das atividades que integrou a programação da Lãnd – Wool Inovation Week, em Manteigas. Um prémio que distinguiu peças e soluções inovadoras que utilizaram a lã como matéria-prima e que incorporaram a sustentabilidade e a economia circular como princípio norteador.

Destinados a estudantes de design e profissionais, Tatiana Gonçalves Ferreira com o Projeto Tear foi a vencedora do Prémio Crédito Agrícola Estudante.  Para além do valor pecuniário terá agora a oportunidade de usufruir de um estágio remunerado na Burel Factory ou Ecolã coma duração de 3 meses e apoio técnico na produção do projeto submetido.

Prémio Crédito Agrícola Profissional foi atribuído a Nuno Miguel Baptista de Paula com o Projeto Lãscapes. O Prémio Crédito Agrícola Sustentabilidade foi atribuído a Maria Luísa Farragolo com o Projeto Uma Viagem no Tempo, Uma Viagem ao Interior, sendo este o projeto que mais se destacou na forma como utiliza a lã de acordo com os princípios da economia circular e boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e económica.

Os vencedores dos Prémios Crédito Agrícola Profissional e Crédito Agrícola sustentabilidade vão ter acesso a uma residência criativa durante 5 dias na Burel Factory ou Ecolã e apoio técnico na produção do projeto submetido, para além do valor pecuniário.

Foram ainda atribuídas Menções Honrosas a Francisca Lucas Trindade com o Projeto Ovelha Negra, a Tiago Freitas Gouveia com o Projeto Cesto de Lã, a Yoád David mLuxembourg com o Projeto ASA e a João Bruno Videira com o Projeto TEX TILES.

O Júri presidido por Flávio Massano, Presidente da Câmara de Manteigas foi constituído por António Fonseca e Costa da Ecolã, Célia Gonçalves das Aldeias de Montanha / ADIRAM, Isabel Costa da Burel Factory, Rita Salvado do Museu de Lanifícios/UBI, Rui Tomás, designer e docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Sandra Pinho, designer.

Lãnd é uma iniciativa promovida pelo Município de Manteigas em parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, e é cofinanciada no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas” do Centro 2020, integrado no Eixo Experimentação: Aldeias de Montanha Ecossistema Criativo e Comunitário. O projeto enquadra-se nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentável, ODS 13 -Ação Climática e ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre.

Artigo anteriorFestival Internacional “Cidade do Fundão” realiza-se entre 3 a 9 de Julho
Próximo artigoCastelo Branco vai ser o Centro do Coleccionismo no dia 08 de Julho