A Bio-Região de Idanha-a-Nova esteve presente, de 14 a 17 de fevereiro, na Biofach 2023, em Nuremberga, na Alemanha, a maior feira mundial de produtos biológicos.
Sob a marca Portugal Organic, o munícipio de Idanha-a-Nova associou-se a outras Bio-Regiões e organizações internacionais para promover os produtos e as potencialidades do território, a gestão sustentável dos recursos endógenos e um modelo biológico de produção e consumo.
O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, acompanhou esta edição muito bem-sucedida da Biofach, onde foi possível trocar experiências, conhecer as novidades do mercado bio, desenvolver contactos e potenciar oportunidades de negócio e captação de investimento.
A aposta na qualificação e internacionalização do tecido produtivo, num espírito de cooperação, tem permitido mostrar ao mundo a força e qualidade do sector biológico português, que está em grande expansão.
A representação Portugal Organic incluiu as cinco Bio-Regiões de Portugal (Idanha-a-Nova, Alto Tâmega e Barroso, São Pedro do Sul, Margem Esquerda do Guadiana e Lagos do Sabor), duas candidatas a Bio-Região (Açores e Jardim da Serra – Madeira), mas também organizações internacionais como a Rede Internacional de Bio-Regiões (I.N.N.E.R. – International Network of Eco Regions) e a Global Alliance for Organic Districts (GAOD).
Representados em Nuremberga estiveram ainda o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, InovCluster, AgroBio, Aromas do Valado (que aproveitou para apresentar a sua nova imagem de marca na Vivaness – feira dedicada a produtos de cuidado pessoal de origem biológica, que decorreu em paralelo), Real Idanha, Padaria Gaspar&Fernandes, Geocakes, Herdade do Escrivão, Monte Silveira, Queijo da Fonte, Nature Fields, Sementes Vivas, Bvegan – Planeta Vivo, Beatroot, Greenflavours, Pepe Aromas, Associação de Recursos Ambientais e Alternativos, e o CoLAB Food4Sustainability, entre outras empresas e entidades.