Até ao final do primeiro semestre deste ano, quinze espaços da vila de Proença-a-Nova vão ser intervencionados com a criação de condições renovadas para poderem ser usufruídos pela população e com a plantação de novas árvores. Este projecto resulta de uma candidatura aprovada pelo Programa Compete – Apoio à Transição Climática – Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco, com um investimento total de 75 mil euros, comparticipados a 100%, onde estão incluídas intervenções em 10.500 m2 de área, distribuídos por toda a vila.

Cinco destas intervenções serão realizadas junto à Ribeira de Santa Margarida, um curso de água que atravessa a vila de Proença-a-Nova, com a recuperação das suas margens, a regularização da linha de água e a limpeza do leito da ribeira. Em três destas localizações será renovado o mobiliário urbano existente, como também serão criadas novas zonas de estadia, com a colocação de mesas e bancos.

Na zona central da vila, será regularizado o talude entre os Paços do Concelho e a Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, bem como o talude entre estes dois locais e a piscina municipal. As zonas verdes do Campo da Vinha serão reorganizadas, com a limpeza das árvores existentes, novas plantações de árvores e arbustos e instalação de mobiliário urbano. No antigo Heliporto será renovado o parque de merendas e será colocada uma pequena estação de bicicletas, com espaço de estacionamento, para incentivar à sua utilização.

Na Primeira Circular da vila, numa zona de enquadramento entre bairros – onde já existiram equipamentos de manutenção -, será realizada a limpeza de taludes e de árvores, será colocado novo mobiliário urbano e serão realizadas novas plantações. As restantes três intervenções a realizar ao abrigo deste projeto decorrem na Rua da Sertã, na envolvente de um grande sobreiro, com colocação de mesa de merenda, bancos e papeleira e criação de pequeno jardim com plantação de herbáceas e arbustos autóctones. No ponto oposto da vila, será intervencionado um pequeno jardim já existente, na Rua Vila Melhorada, e será criado um novo junto ao Amoras Country House, mais especificamente num espaço deixado livre pela demolição de um antigo edifício.

Fotografia: Município de Proença-a-Nova

Artigo anteriorCurso de Identificação e Manutenção do Dador em Morte Cerebral na ULSCB
Próximo artigoConvocatória de Assembleia Geral da Associação de Andebol de Castelo Branco