Decorreu, no passado dia 15 de Fevereiro, na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), o “Curso de Identificação e Manutenção do Dador em Morte Cerebral” organizado pelo Serviço de Investigação, Formação e Ensino (SIFE), em colaboração com a Comissão de Doação de Órgãos da ULS de Castelo Branco.

Reunir a comunidade científica à volta do tema da doação, com trabalho e conhecimento constantemente actualizados, com as diversas equipas a trabalhar em sintonia, é a melhor estratégia para que, não só aumente a qualidade dos órgãos para transplante como para aumentar o número de doentes com potencial de doação, que são os que se encontram em morte cerebral.

Este curso foi ministrado por formadores institucionais da ULSCB em conjunto com formadores do Instituto Português do Sangue e Transplantação e do Gabinete de Coordenação de Colheitas e Transplantação da Região Centro – Coimbra e teve a duração de oito horas, contando com a presença de vinte e dois formandos, onde estavam incluídos médicos, enfermeiros e estudantes de Medicina do 6º ano.

A questão da doação de órgãos em dadores em morte cerebral é cada vez mais premente, existindo uma estratégia de sensibilização junto das unidades hospitalares e dos seus profissionais de saúde para aumentar o número de órgãos para recolha que possam salvar outras vidas. Este é um desafio que Portugal, tal como outros países enfrenta e, nesta demanda, deve-se salientar que a região Centro é líder na doação de órgãos para transplantação, segundo dados referentes ao ano de 2021.

Fotografia: Pixabay

Artigo anteriorCidadão detido por posse de armas proibidas no concelho de Castelo Branco
Próximo artigoProjecto de rearborização renova espaços públicos em Proença-a-Nova