Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Pedrógão Grande são os cinco municípios envolvidos no projeto Landscape Together, que junta dezassete parceiros internacionais e vai dinamizar residências artísticas, roteiros culturais e mais de setenta oficinas nestes concelhos localizados no Centro de Portugal.

O Landscape Together é financiado com 1 milhão de euros do programa Europa Criativa 2022 (é o único projeto de média dimensão coordenado por Portugal no âmbito deste programa), e vai desenvolver-se entre 2023 e 2026.

O projeto é promovido pela MAG – Marques de Aguiar e inclui diversos parceiros, além dos cinco municípios: Direção Regional de Cultura do Centro; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Politécnico de Milão, Khbt (Alemanha), Museu Chillida Leku (Espanha), Yok Yok (França), Time & Place (Bélgica) e Turismo Centro de Portugal.

No concelho de Idanha-a-Nova, o projeto será constituído por ações de envolvimento ao nível ambiental, paisagístico, cultural e educativo, articuladas com o desenvolvimento numa área de intervenção de 85 hectares, ao longo do rio Erges, entre as aldeias de Segura e Salvaterra do Extremo.

No âmbito deste trabalho será concebida uma obra de arte, em diálogo com a paisagem do território, que perdurará no tempo, promovendo a fruição de arte contemporânea e da paisagem natural e cultural.

Assim, a cooperação intensa entre os dezassete parceiros internacionais terá como território piloto o centro interior de Portugal, envolvendo as comunidades locais e as escolas dos cinco municípios, e permitindo o crescimento da internacionalização desta região.

Para o efeito, o Landscape Together promove a cooperação e a mobilidade entre mais de 90 artistas e 90 estudantes europeus numa relação de compromisso com as comunidades.

Ao longo dos quatro anos do projeto, serão desenvolvidos mais de 70 workshops, 16 eventos interdisciplinares, oito roteiros culturais, 18 residências artísticas, duas obras de arte permanente, quatro cursos de verão, 20 creative talks, oito exposições em seis países e o Toolkit Landscape Together Model.

Texto (adaptado): Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine Digital
Fotografia: Munícipio de Idanha-a-Nova

Artigo anterior“Chamem-me Cassandra” – Novo Romance da Quetzal Editores
Próximo artigoClube de Leitura para Jovens no Fundão