O Dia Mundial das Leguminosas é assinalado, anualmente, a 10 de fevereiro. Este dia foi implementado através da Resolução 73/251 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2018, e tem como objetivo reconhecer a importância das leguminosas na alimentação dos povos de todo o mundo e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios nutricionais.

O objetivo é reconhecer a importância das leguminosas (grão-de-bico, feijões secos, lentilhas, ervilhas secas, tremoços, entre outros) na alimentação dos povos de todo o mundo. Estes alimentos são uma grande fonte de proteína e têm um baixo teor de gordura e, por isso, o seu consumo é muito importante, não só em situações de difícil acesso a lacticínios ou a carne, mas também no âmbito da prevenção e no combate à obesidade.

As leguminosas são uma garantia de subsistência em várias regiões do globo. O seu cultivo ajuda a fertilizar os solos, tendo como consequência a redução do uso de adubos químicos.

As leguminosas caracterizam-se por fornecerem um conjunto de nutrientes como proteínas e hidratos de carbono, para além de fibras, vitaminas (sobretudo B) e minerais e por isso o seu consumo é muito importante, não só em situações de difícil acesso a lacticínios e carne, mas também no âmbito da prevenção e combate à obesidade.

De forma a celebrar este dia, a Alcance Magazine partilha com o leitor 5 dicas de caráter nutricional sobre as leguminosas:

1- Apresentam um baixo teor de gordura e não contêm colesterol, o que pode contribuir para reduzir o risco de doenças cardiovasculares;

2- São uma boa fonte de ferro;

3- São ricas em potássio, o que ajuda na saúde do coração e desempenha um papel importante nas funções digestivas e musculares;

4- Contêm uma boa quantidade em fibra, o que lhes permite promover o controlo da saciedade;

5 – São naturalmente isentas de glúten, sendo uma boa opção para doentes celíacos.

Texto (adaptado): Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine Digital
Fotografia: pexels

Artigo anteriorMuseu Do Fundão celebra 75º aniversário
Próximo artigoVila Velha de Ródão celebra Carnaval no dia 19 de Fevereiro