Celebra-se, no próximo dia 25 de Fevereiro, o aniversário do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, unidade museológica que resultou de uma reorientação científica do antigo Museu Municipal do Fundão fundado em Junho de 1947. A data é ainda coincidente com o aniversário do fundador do Museu: Dr. José Alves Monteiro, ilustre jurista, poeta, historiador, arqueólogo e um dos primeiros defensores da identidade patrimonial do concelho.

O programa conta com a abertura, no dia 24 de Fevereiro, a partir das 16h30, da exposição temporária: “Museu do Fundão, 75 Anos de vida, 40 Mil anos de memórias do território” e apresenta os principais momentos da sua história de vida em datas, imagens e objectos.

Integram as comemorações do aniversário, duas iniciativas a decorrer no auditório do Museu. No dia 22 de Fevereiro, a partir das 16h00 o escritor Manuel da Silva Ramos discorrerá sobre o livro de poesia de Francisco Silva Amaro: “Céu sem Véu”. No dia 24 de Fevereiro, a partir das 15h00, a obra “Glossário de Termos Latinos para a Arqueologia”, coordenada por Filomena Barata, arqueóloga e quadro da DGPC, será apresentada por Conceição Lopes, arqueóloga e professora da Universidade de Coimbra.

Texto: Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine Digital
Fotografias: Câmara Municipal do Fundão

Artigo anteriorSessão no Politécnico de Castelo Branco sobre o Programa Erasmus +
Próximo artigoHoje é o Dia Mundial das Leguminosas