Nova técnica praticada no Serviço de Gastrenterologia

O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou recentemente, o primeiro tratamento por endoscopia digestiva a um doente com acalásia (Peroral Endoscopic Myotomy – POEM).

A acalásia é uma doença que afeta o aparelho digestivo não permitindo a deglutição dos alimentos o que leva a grande desconforto e redução da qualidade vida dos portadores desta patologia. Esta situação ocorre porque o esófago está afetado e não permite que os alimentos cheguem com facilidade ao estômago.

Com esta técnica, em que, por via endoscópica, se procede à realização da miotomia (dissecção dos músculos) no esfíncter esofágico inferior, existe a possibilidade de alcançar bons resultados na resolução da sintomatologia disfágica que os doentes portadores desta patologia apresentam.

A introdução da miotomia endoscópica no CHUC para tratamento da acalásia “é, seguramente, um importante progresso na panóplia de serviços de endoscopia avançada a juntar aos que temos disponíveis no Serviço de Gastrenterologia do CHUC”, segundo refere em nota informativa, Pedro Narra Figueiredo, Director do supracitado serviço.

Texto (adaptação): Hugo Alexandre Rodrigues
Fotografia: Pixabay

Artigo anteriorGreve dos Professores da Fenprof com Adesão de 90% no Distrito de Castelo Branco
Próximo artigoLuís Osório traz “Ficheiros Secretos” à Casa de Artes e Cultura do Tejo em Vila Velha de Ródão