No próximo sábado, dia 28 de janeiro, às 21h00, a Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebe o espetáculo “Ficheiros Secretos”, monólogo da autoria do jornalista Luís Osório e uma das propostas culturais mais surpreendentes dos últimos anos, que tem como ponto de partida o livro com o mesmo nome.

Definido pelo seu autor como “um monólogo em que sou um narrador das histórias e dos fantasmas de um país que amamos e que, tantas vezes, desprezamos”, o espectáculo leva-nos numa viagem pela “história do país, do que somos, do que sonhamos, também do que tememos” e tem entrada livre.

A proposta agora apresentada ao público surge no seguimento do livro “Ficheiros Secretos – Histórias nunca contadas da política e da sociedade portuguesas”, uma colectânea de crónicas lançada em 2021, na qual Luís Osório responde ao desafio do editor Rui Couceiro (Editora Contraponto) e reúne um conjunto de estórias baseadas em conversas informais, trabalhos profissionais, encontros e acasos com figuras marcantes da História do país e que se assumem como “uma excelente definição do país que somos – um Portugal feito de personagens, desencontros e paradoxos”.

Nascido em Lisboa em 1971, Luís Osório dirigiu jornais e uma estação de rádio, imaginou programas de televisão, realizou documentários, encenou uma peça de teatro e foi premiado como jornalista e criativo. Tem oito livros publicados, de entre os quais se destaca o seu primeiro romance, “A queda de um homem” (2017), ou os mais recentes “30 Portugueses, 1 País” (2019), resultado de 30 conversas com figuras portuguesas das mais variadas áreas e o já referido “Ficheiros Secretos – Histórias nunca contadas da política e da sociedade portuguesas” (2021), que já conta com diversas edições.

Texto (adaptação): Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine
Fotografia: Facebook de Luis Osório

Artigo anteriorNova técnica minimamente invasiva nos Hospitais da Universidade de Coimbra
Próximo artigoRendimento e condições de vida – Cerca de dois milhões de pessoas em risco de pobreza ou de exclusão social