Celebra-se hoje o Dia Nacional do Dador de Sangue.
Dar sangue é um acto seguro e muito simples. Durante a dádiva não existe nenhuma possibilidade de contrair qualquer doença, pois todo o material utilizado é estéril e descartável (utilizado apenas uma vez).

Antes de efectuar a sua dádiva, será feita uma entrevista confidencial por um médico, para este profissional poder avaliar as suas condições de saúde e descartar qualquer problema que o impeça de doar sangue. O principal objectivo das entidades que promovem a doação de sangue é preservar a saúde do dador e garantir uma transfusão segura para quem recebe, posteriormente, o sangue.

Pode dar sangue se tiver bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. O sangue doado é rapidamente reposto pelo organismo.

Todo o processo da doação demora em média 30 minutos. O volume de sangue extraído (450 ml) é recuperado duas horas após a colheita. No fim da colheita deverá fazer uma refeição ligeira.

Para saber mais sobre o processo da doação de sangue em detalhe, pode consultar esta publicação do SNS (Serviço Nacional de Saúde).

Artigo anterior“Oh Diabos” em Exposição no Museu Arqueológico do Fundão até 28 de Maio
Próximo artigoTemas e Debates lança “A China depois de Mao”