A Direção-Geral da Saúde apresentou hoje, dia 14 de julho, em Montargil, o Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Referencial de Verão.

O Plano de Contingência tem como finalidade prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor extremo e a ocorrência de outros acontecimentos com impacto na saúde, cuja frequência pode aumentar no verão, nomeadamente afogamentos e toxinfeções alimentares.

O documento define as medidas que devem ser concretizadas por diversos parceiros e entidades de vários setores, de forma a garantir uma resposta pronta e articulada dos serviços de saúde e a adaptar o dispositivo em caso de maior procura ou de mudanças no seu padrão. Pretende-se que as medidas elencadas se reflitam na população em geral e nos grupos vulneráveis em particular. 

André Peralta-Santos, nomeado em regime de substituição como Subdiretor-geral da Saúde referiu à agência Lusa que todos os anos se procura “uma melhoria dos procedimentos, da forma como comunicamos, como protegemos a população”, lembrando que “ algumas medidas de proteção da população são estruturais, e levam tempo”, como a melhoria das condições de climatização dos edifícios.

Consulte o referencial aqui:

Abrir documento ( PDF – 1108 Kb )

Artigo anteriorI Encontro Nacional de Colecionadores de Castelo Branco foi um sucesso
Próximo artigoOficinas de Verão no IPDJ