Portugal e Espanha têm um passado têxtil comum de grande relevância histórica e patrimonial, sendo, por este motivo, o ângulo aglutinador do “Peninsulares – 4ºs Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea”, a inaugurar no dia 14 de julho, pelas 17h, no Museu de Lanifícios, na cidade da Covilhã, com algumas das melhores propostas da arte têxtil contemporânea portuguesa e espanhola.

Com os Territórios de Lã(na) como referência, o Peninsulares vai dar a conhecer o trabalho de doze artistas portugueses e espanhóis, de quatro residências artísticas, e irá promover a realização de workshops e TextileTalks.

Estes encontros ibéricos são promovidos pela Ideias Emergentes/Bienal Contextile do lado português e da Indigo Proyectos e várias associações regionais e estatais do lado espanhol. Tem a curadoria de Cláudia Melo (bienal Contextile, Portugal) e Lala de Dios (Indigo Estudio Textil, Espanha) e como parceiros o Museu de Lanifícios, o Museu Vostell e a Diputación de Cáceres.

O acesso à exposição e às actividades complementares é livre e é um verdadeiro convite a revisitar o itinerário histórico da Rota da Lã TRANSLANA®, que liga o lavadouro de Malpartida de Cáceres – hoje Museu Vostell – à Real Fábrica Veiga – Museu de Lanifícios – e outras fábricas da Covilhã.

Artigo anteriorBandeiras “Azul”, “Ouro” e “Acessível” hasteadas nas praias fluviais de Pampilhosa da Serra
Próximo artigo4º PercuART – 2023, nos dias 11 a 14 de Julho em Castelo Branco