Foi apresentado no dia 15 de junho, em Penafiel, o Relatório do Grupo de Trabalho sobre a Rede Portuguesa de Museus. Este grupo é constituído por Álvaro Moreira, Dália Paulo, Fátima Roque, Isabel Pinto, Manuel Pizarro, Rita Jerónimo.

As principais conclusões apresentadas foram a necessidade da Reestruturação da RPM na orgânica da DGPC, a criação de um Regulamento Interno/Carta de Princípios da RPM e de um Grupo de Amigos Museus RPM.

Foi enfatizada a exigência do trabalho colaborativo e em rede dos vários intervenientes da RPM, de modo a potencializar as sinergias e as ações comuns, a programação e a investigação, bem como a captação de financiamento nacional e internacional, resultando num novo modelo de funcionamento da rede, subdividido em duas componentes: uma com funções de credenciação, regulação e formação e outra com funções de articulação e estabelecimento de parcerias e programação, acentuando uma relação mais horizontal com a tutela.

Por fim, será criado o Observatório dos Museus, que procurará valorizar a informação e o conhecimento daquilo que é a atividade e a definição das políticas dos Museus.

Artigo anterior2.ª edição da Medida Mérito do CLUBE TOP lançada pelo IPDJ
Próximo artigoTeolinda Gersão vence Grande Prémio de Literatura dst 2023