Entre os dias 2 e 19 de maio, Vila Velha de Ródão recebeu a visita de 14 estudantes do curso de cinema da reputada Escola Superior de Arte e Design de Genebra (HEAD), na Suíça, que tiveram a oportunidade de filmar as gentes, as histórias e as paisagens do concelho rodense.

Foi uma iniciativa que decorreu no âmbito de um ateliê prático de realização cinematográfica, organizado pela produtora de cinema Ocidental Filmes, sedeada em Gavião de Ródão, e orientado pelo realizador português João Pedro Rodrigues, que contou com o apoio do Município de Vila Velha de Ródão e com a colaboração da Herdade da Tapada da Tojeira.

A HEAD é uma escola de artes de prestígio internacional, com alunos de todo o mundo, que todos os anos organiza ateliês práticos de realização em diferentes países.

Este ano, a escola convidou o realizador português João Pedro Rodrigues para tutor desta acção de formação e, durante quase três semanas, jovens estudantes de cinema, oriundos de diferentes países – tais como a Suíça, França, Canadá, Coreia do Sul, Kurdistão, Argentina, Brasil, entre outros –, descobriram Vila Velha de Ródão através da realização de pequenos filmes. Para além dos alunos e do realizador João Pedro Rodrigues, esteve igualmente presente Delphine Jeanneret, responsável pelo curso de cinema da HEAD.

“Estamos certos de que este grupo de jovens estudantes guardará uma memória inesquecível do bom acolhimento recebido, assim como da riqueza da paisagem e património que descobriram em Vila Velha de Ródão, e muitos deles já prometeram voltar”, revelou o produtor Luís Correia, responsável pela Ocidental Filmes, que, em nome de todos os participantes deste ateliê, manifestou “um enorme agradecimento a todos aqueles que contactaram com estes estudantes e cuja colaboração e participação tornou possível a realização dos seus exercícios”.

Artigo anteriorTemas e Debates lança “A China depois de Mao”
Próximo artigoQuetzal reedita La Coca de J. Rentes de Carvalho