O Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, recebe no próximo dia 24 de Março, às 21h30, o concerto de estreia da Casa Comum, um projeto da Arte das Musas, desenvolvido em parceria com o Município de Idanha-a-Nova e com o apoio da Direcção-Geral das Artes.

A Casa Comum surge da relação que as histórias de uma comunidade têm com o território onde nasceram. Assim, a Arte das Musas desafiou seis músicos, em dois grupos distintos, a trabalhar em contexto de residência artística estas experiências, tendo como combustível para a criação programas de cruzamento e contacto com o território e com as populações locais. A Casa Comum promove, no fundo, dois encontros por ano, ou seja, dois episódios.

A Casa Comum Ep.1 é formada pelos músicos Baltazar Molina (percussão), Tomás Longo (vibrafone) e Guilherme Fortunato (guitarra elétrica), que realizaram uma primeira fase de residência artística no território em Janeiro, à qual se segue uma segunda fase nos dias antes da apresentação pública a 24 de Março.

O segundo episódio da Casa Comum decorrerá em Maio e Julho e, durante esse período, outro grupo de três músicos irá contactar com o território para dele retirar outras experiências, sensações e narrativas e, a partir de outra residência artística, construírem um novo objeto artístico.

Após as estreias em Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música da UNESCO, os projetos entram em circulação através de parcerias com as cidades, nacionais e internacionais, da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala, mediante reserva de bilhete, através do telefone 277 202 900 ou do email ccr@idanha.pt.

Artigo anteriorDGS lança ferramenta SPARE+ para apoiar o planeamento de refeições nas escolas
Próximo artigoTroque Resíduos por Plantas no dia 21 de Março em Proença-a-Nova