Desenvolver as competências pessoais e sociais dos alunos é o objectivo de um projecto que está a ser desenvolvido no âmbito da Academia Gulbenkian do Conhecimento de Idanha-a-Nova.

Entre Fevereiro e Maio deste ano, este projecto vai promover doze sessões semanais nas escolas de Idanha-a-Nova, preparando as crianças (este ano são os alunos do 3º ano) para enfrentar os desafios do presente e do futuro e, assim, contribuir para o seu sucesso educativo.

Para tal, é promovido o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos (autorregulação, comunicação, criatividade, resiliência, adaptabilidade e resolução de problemas) e é mobilizada a participação informada, ativa e integrada de todos os atores e agentes educativos.

A Academia Gulbenkian do Conhecimento de Idanha-a-Nova é fruto da parceria entre o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, o Município de Idanha-a-Nova e o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro.

O projeto provém de uma candidatura à Fundação Calouste Gulbenkian, realizada em 2019 e programada para dois anos, que permitiu a Idanha-a-Nova integrar a Rede Nacional de Academias do Conhecimento dessa organização.

Face aos bons resultados obtidos e ao impacto e excelente aceitação por parte dos alunos, mesmo após o término do financiamento entendeu-se dar continuidade à execução da atividade.

Para o presente ano letivo, estão previstas, assim, doze sessões em contexto de sala de aula, em que a partir da leitura da história “Sarilhos do Amarelo”, de Pedro Rosário, será promovida a reflexão e a exploração da narrativa, de forma a promover a identificação e compreensão dos conteúdos e dos processos autorregulatórios envolvidos.

Texto (adaptado): Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine
Fotografia: pixabay

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