O Boom Festival, que decorreu no concelho de Idanha-a-Nova em julho de 2022, foi premiado, pela oitava edição consecutiva, com o “Greener Festival Award“, galardão internacional que distingue festivais exemplares nas práticas de sustentabilidade.

Este festival realiza-se de dois em dois anos no concelho de Idanha-a-Nova e terá, este ano, uma edição especial, que terá lugar entre os dias 20 e 27 de julho.

Em nota informativa a organização refere que “é a oitava edição consecutiva em que o Boom é reconhecido como um festival consciente do ponto de vista ambiental, bem administrado e com ações significativas para reduzir o desperdício, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e ainda que envolve com sucesso os participantes (boomers) nestes objetivos que protegem o planeta”.

Na edição de 2022, durante a semana do Boom Festival, que decorreu entre 22 e 29 de julho, uma equipa do ‘Greener Festival’ esteve em Idanha-a-Nova no recinto do Boom Festival a auditar e classificar as práticas de sustentabilidade, os recursos utilizados e o impacto ambiental do evento que juntou 40.751 pessoas.

Feita a avaliação e depois da análise da informação comparativa, o ‘Greener Festival’ concluiu que o Boom Festival “demonstrou um impulso apaixonado por um festival mais verde, focado em ter as melhores práticas existentes.

No ano passado estiveram no Boom Festival 40.751 pessoas, que chegaram à Herdade da Granja através de diversos meios de transportes, de entre os quais 177 ‘Boom Bus’.

A entrega oficial do prémio terá lugar no próximo dia 28 de fevereiro, em Londres, no decorrer da 15.ª Conferência ‘Green Events & Innovations’.

A Greener Festival é uma associação sem fins lucrativos que, de forma independente, avalia eventos e festivais em todo o mundo e que faz recomendações para que se possam tornar mais sustentáveis e a reduzirem os impactos ambientais.

Texto: Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine
Fotografia: Pawel Bieloch (Boom Festival)

Artigo anteriorRendimento e condições de vida – Cerca de dois milhões de pessoas em risco de pobreza ou de exclusão social
Próximo artigoAtribuição de Bolsas de Estudo do Ensino Superior do Município de Vila Velha de Ródão quase duplicou nos últimos anos