Fundado a 6 de Janeiro de 1973 por Francisco Pinto Balsemão e inspirado nos quality papers ingleses que eram publicados todos os Domingos como o The Sunday Times ou o The Observer, aquele que é agora o jornal semanário de referência nacional – Expresso – cumpre este ano o seu 50º aniversário. Para comemorar meio século de vida, o jornal sedeado em Paço de Arcos está a percorrer as 18 capitais de distrito de Portugal Continental, numa acção de proximidade com os seus leitores, promovendo um conjunto de actividades destinadas, especificamente, a cada capital de distrito.

Peça de arte urbana oferecida à cidade de Castelo Branco pelo Jornal Expresso e pela Antarte (Fotografia: Hugo A. Rodrigues)

Ontem foi o dia em que a comitiva do Expresso passou por Castelo Branco para comemorar o seu cinquentenário na capital da Beira Baixa.

O Expresso e o jornalismo explicados aos pequenos leitores

As actividades começaram logo de manhã, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, com a presença de sete turmas do 5º ano de escolaridade dos agrupamentos de escolas da cidade e do concelho, onde estiveram à conversa com João Vieira Pereira, Director do Expresso, Joana Leitão, editora do Expressinho (suplemento infanto-juvenil do Expresso) e com Madalena Nunes Diogo (directora-geral da Estrelas & Ouriços, parceiro informativo do Expressinho). Nesta sessão que teve a duração de, aproximadamente, duas horas, muitas foram as questões levantadas pela curiosidade dos mais novos como a história do Expresso, a história da democracia em Portugal ou o sobre o que é necessário para fazer notícias ou para fazer um jornal.

Muitas destas questões foram respondidas com a visualização de um vídeo institucional onde os pequenos leitores puderam assistir às várias etapas do processo de produção do Jornal Expresso, tal como as rotinas da redacção, reuniões de direcção, distribuição e consumo final.

Uma das capas que constam desta exposição – neste caso a de 1981 (Fotografia: Hugo A. Rodrigues)

Inauguração da exposição interactiva e oferta de uma escultura alusiva ao aniversário do Expresso

Depois de duas horas animadas na presença dos mais novos a comitiva do Expresso liderada por João Vieira Pereira e Mónica Balsemão seguiu para a Alameda da Liberdade (antigo Passeio Verde) onde inaugurou – conjuntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco (Leopoldo Rodrigues) e com o Presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco (Jorge Neves), a exposição comemorativa do cinquentenário do Expresso, bem como ofertou uma peça de arte urbana original, criada especialmente para esta ocasião (semelhante a um banco de jardim, com três metros de comprimento, equipado com wi-fi para se poder ler notícias, tranquilamente, em qualquer dispositivo móvel).

Inauguração da Exposição alusiva aos 50 anos do Expresso, em Castelo Branco: Nuno Conde (administrador do Grupo Impresa) , Mónica Pinto Balsemão (Directora de Marketing e Criatividade do Expresso), Leopoldo Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco), João Vieira Pereira (Director do Expresso), Jorge Neves (Presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco) e José Pires (Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco). Fotografia: Hugo A. Rodrigues

A exposição interactiva que estará patente na Alameda da Liberdade até ao dia 21 de Março é uma selecção das capas mais marcantes de cada um dos 50 anos da vida do Expresso. Cada capa tem disponível um QR Code, onde os leitores/visitantes podem descarregar as histórias subjacentes a cada um dos 50 anos do jornal em formato audioguia ou para ouvir, também, no podcast especial 50 anos do Expresso. A visita é livre.


A próxima paragem da comitiva Expresso já tem data e destino traçado: Cidade da Guarda, 23 de Março de 2023.

Texto e Fotografias: Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine

Artigo anteriorAzeitona Galega da Beira Baixa recebe estatuto de Indicação Geográfica Protegida
Próximo artigo3ª Edição do Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário com inscrições até dia 30 de Junho