Faleceu, hoje, em Castelo Branco, aos 87 anos, o reconhecido poeta albicastrense António Salvado. Tinha completado, recentemente, no passado dia 20 Fevereiro, o seu 87º aniversário, data que este ano coincidiu com a apresentação dos vencedores da III edição do Prémio Internacional António Salvado – Cidade de Castelo Branco.

António Forte Salvado nasceu em Castelo Branco no dia 20 de Fevereiro de 1936 na Rua d’Ega (uma das mais importantes da zona histórica da cidade), sendo o mais novo de cinco irmãos.

Começou a sua longa carreira poética – mais de 80 títulos – na sua adolescência ao lançar os seus primeiros poemas no Jornal Reconquista. O seu primeiro livro de poesia intitulado A Flor e a Noite foi lançado em 1955, quanto tinha dezoito anos. Muitos dos seus poemas integraram importantes antologias portuguesas e estrangeiras e foram traduzidos para diversas línguas. A qualidade da sua vasta obra deu-lhe reconhecimento nacional e internacional, com a atribuição de vários prémios, onde se distinguem a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Ministério da Cultura de Portugal em 1988 e a Ordem Militar de Sant’iago da Espada, atribuída em 2010 pelo Presidente da República.

Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo a oportunidade de frequentar – após receber uma bolsa de estudo do governo francês – a reputada Universidade de Sorbonne, em Paris.

Foi muitos anos professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior, tendo-lhe sido concedido o grau de Doutor Honoris Causa, pela Universidade da Beira Interior (Covilhã). Entre 1974 e 1989 foi Director-Conservador do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, onde realizou um trabalho marcante e de excelência, ainda hoje reconhecido pela comunidade albicastrense.

O corpo de António Salvado estará em câmara ardente a partir das 10h00 de amanhã (segunda-feira, 6 de Março), na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Fradinhos), até à manhã de terça-feira (dia 7 de Março), até às 10h30, hora em que o cortejo fúnebre seguirá para o cemitério de Castelo Branco.

A Alcance Magazine, na pessoa do seu Director, endereça, por este meio, as mais profundas condoléncias à sua família, amigos e a todos os admiradores da sua obra.

Fotografia: Associação dos Amigos de António Salvado

Artigo anteriorMais de metade dos AVC podiam ser, pelo menos, adiados”, alerta o Presidente da SPAVC
Próximo artigoBEYRA Laboratório Artístico aposta na criação do Ensemble Orquestral da Beira Interior