O Instituto Politécnico de Castelo Branco viu aprovadas duas candidaturas apresentadas no âmbito do Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, para melhorar a qualidade energética e ambiental dos edifícios da Escola Superior de Tecnologia (ESTCB) e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD).

Com um financiamento total superior a 3.5 milhões de euros, os projetos aprovados para a ESTCB (2,17M€) e ESALD (1.47M€) visam a implementação de medidas de eficiência energética e hídrica no contexto de infraestruturas públicas em funcionamento da Administração Central do Estado, através da redução do consumo de energia e de água, e subsequente redução das emissões de CO2.

O Presidente do IPCB congratula-se com a aprovação das candidaturas, considerando que a sua execução irá contribuir para a clara melhoria das condições de conforto proporcionadas à comunidade académica do IPCB, ao mesmo tempo que é melhorada a eficiência energética e ambiental dos edifícios em causa. António Fernandes manifesta ainda o compromisso para continuar a investir na melhoria das instalações do IPCB, mesmo que para tal tenha que recorrer a verbas próprias da instituição, com tem vindo a ser feito no passado recente.

Os projetos agora aprovados implicaram a identificação de patologias e oportunidades de racionalização de consumos de energia, que foram analisadas em detalhe por uma equipa auditora e um perito qualificado no âmbito da realização de auditoria energética. Em simultâneo, foi realizada uma auditoria de eficiência hídrica das instalações, visando uma redução do consumo desnecessário de água, aumentando assim a resiliência dos edifícios perante situações de stress hídrico.

Assim, está prevista na Escola Superior de Tecnologia a substituição de todas as luminárias, a instalação de novas coberturas com isolamento térmico e a aplicação de isolamento térmico do tipo EPS em paredes exteriores. Os chillers existentes serão substituídos por equipamentos do tipo chiller bomba de calor, sendo também substituídos os equipamentos de ventilação e renovação do ar interior e instalada uma unidade de produção para autoconsumo (UPAC). Serão ainda instalados autoclismos de descarga dupla e torneiras temporizadas, assim como um contador de água com comunicação dos consumos para plataforma digital.

Na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias serão também substituídas todas as luminárias e efetuada a instalação de equipamentos do tipo chiller bomba de calor e de um sistema solar fotovoltaico autónomo sem apoio. A nível da eficiência hídrica está prevista a calibração dos atuais autoclismos de descarga dupla, a instalação de torneiras temporizadas, a substituição de chuveiros e a calibração dos caudais dos urinóis.

Serão ainda realizadas campanhas de publicidade e sensibilização em ambas as escolas, prevendo-se atingir a Classe A na Classificação Energética Final dos edifícios intervencionados, e uma redução anual combinada do consumo de energia primária de 187,3 tep/ano, correspondendo à diminuição anual estimada das emissões de gases com efeito de estufa de 265,11 Toneladas de CO2 equivalente, bem como a redução anual do consumo de água em 1082 m3.

Artigo anteriorIdanha-a-Nova ganha população e melhora na economia
Próximo artigoEmpreitada de renovação do sistema de contentorização subterrânea no centro da cidade de Castelo Branco