Hoje celebra-se o Dia Nacional do Doente Coronário. A data foi instituída pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e pretende sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção, do tratamento e da reabilitação do doente coronário.

Entre as patologias cardiovasculares, a doença coronária é a mais predominante. É uma doença que resulta da acumulação de depósitos de gordura e de tecido fibroso no interior das artérias que fornecem sangue ao coração, dificultando assim a circulação de sangue, oxigénio e de nutrientes. Esta patologia é responsável por reduzir a qualidade de vida e provocar limitações físicas.

Em Portugal, por ano, a doença coronária aguda afeta 10 mil pessoas.

Contribuem, para o desenvolvimento desta patologia, alguns dos os seguintes factores de risco: colesterol elevado; hipertensão arterial; diabetes; tabagismo; obesidade e inatividade física.

Anualmente, na data de hoje, para além de se assinalar o Dia Nacional do Doente Coronário, celebra-se também o Dia de S. Valentim (Dia dos Namorados) e, por isso, é um dia dedicado ao coração e aos afetos.

A comemoração deste dia serve para relembrar a importância da adoção de um estilo de vida saudável para uma vida mais longa e com mais qualidade!

Texto: Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine Digital
Fotografia. Unsplash

Artigo anteriorFeira Mensal de Coleccionismo de Castelo Branco no próximo dia 19 de Fevereiro
Próximo artigoExposição “Máscaras do Mundo” no Cybercentro de Castelo Branco