O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em dezembro e janeiro, interrompendo o perfil negativo dos três meses anteriores, que culminou, em Novembro de 2022, no valor mais baixo desde Abril de 2020, no início da pandemia.

Esta informação, veiculada pelo Instituto Nacional de Estatística reitera que o saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou no passado mês de Janeiro, depois de ter diminuído nos dois meses anteriores e de ter renovado em Outubro de 2022 o valor máximo da série, na sequência da trajetória marcadamente ascendente iniciada em Março de 2021. 

O indicador de clima económico aumentou, como já foi referido, em Janeiro, após ter interrompido nos últimos três meses o movimento descendente iniciado em Março. Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, do Comércio e dos Serviços também aumentaram relativamente a Dezembro de 2022.  

Os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram entre Novembro e Janeiro na Indústria Transformadora e no Comércio. Por sua vez, este saldo aumentou nos últimos três meses nos Serviços e aumentou em Janeiro na Construção e Obras Públicas, após ter diminuído entre Outubro e Dezembro.

Texto (adaptado): Hugo Alexandre Rodrigues/Alcance Magazine Digital
Fotografia:Unsplash

Artigo anteriorA Feira “Despacha-Bagagem” ganha asas!
Próximo artigoBiblioteca Municipal de Castelo Branco celebra Dia da Internet Segura